sábado, 6 de novembro de 2010

Vendendo e Comprando

            Dentro de uma filosofia de controle financeiro, o ato de fazer compras não é uma atividade de lazer; é um ato refletido e pensado com antecedência; a necessidade de adquirir um determinado bem foi analisada, incluida na programação de gastos e a pessoa passou algum tempo reservando o dinheiro necessário. Isso para atender nossa primeira regra de ouro: compre à vista, não faça novas dívidas. 
Quando vou fazer compras preciso estar preparado para negociar. O preço dos bens de consumo é algo flexível; é composto de itens fixos, como o custo de produção e o preço das matérias-primas, mas possui também itens variáveis, como a margem de lucro do estabelecimento; o preço final depende das flutuações do mercado e pode variar de acordo com a oferta e a procura. Em outras palavras: você deve aprender a negociar descontos em suas compras.
É importante entender que o ato de vender, hoje em dia, tornou-se uma verdadeira ciência, apoiada em técnica de marketing e em intensa pesquisa sobre psicologia humana; nossos impulsos de comprar são estudados e explorados no momento de vender. Os vendedores são treinados para estimular nosso interesse por seus produtos e para neutralizar nossas resistências. Porisso mesmo devemos ser muito objetivos no momento de entrar numa loja, do contrário corremos o risco de nos deixar encantar pelo discurso do vendedor.
Dica importante:
Informe-se antes sobre o produto que pretende adquirir: vantagens, desvantagens, durabilidade, qualidade, consumo de energia, etc; e principalmente sobre os preços das diferentes marcas disponíveis. A internet é uma maneira bem prática de adquirir tais informações. Você também pode ir a lojas exclusivamente com a intenção de pesquisar. E, principalmente, converse com amigos e parentes que já possuem este produto, verifique se estão satisfeitos.
Informação pode ser seu trunfo na hora de negociar com o vendedor: ao mostrar que você está bem informado sobre preços e marcas, ele vai preferir dar um desconto para garantir a venda. Nunca aceite as pressões do vendedor para fechar imediatamente um negócio; pesquise outras lojas antes e compre na certeza. A pressão do vendedor faz parte da estratégia de venda; coisas do tipo “compre agora, são as últimas unidades”, ou “este preço eu garanto só para hoje” são argumentos comuns para criar um sentido de urgência no comprador, não entre nessa. Lembre-se disso: você tem outras opções de lojas, você escolhe; o vendedor precisa vender, está sob pressão para fazê-lo; normalmente vai preferir dar-lhe um desconto a perder uma venda.
Seu segundo trunfo é a forma de pagamento: você está lá para pagar à vista; promoções no estilo “10 vezes sem juros” são fantasiosas, os juros estão embutidos no preço total, pelo menos 0,5% ao mês. As lojas normalmente concedem descontos para compras à vista, lembre-se sempre disso.
Volto a insistir: informação é algo muito importante para tomar decisões de compra e negociar; o brasileiro tem uma cultura que considera vergonhoso pedir ajuda, e isso só o prejudica; sempre que possível peça ajuda a pessoas que conhecem bem o produto desejado, isso vai evitar dores de cabeça futuras. Produtos que envolvem tecnologia, principalmente, costumam exigir conhecimento especializado. A decisão de comprar um computador, por exemplo, depende muito de conhecimento específico: tipos de processadores, capacidade de armazenamento, etc. Configurações básicas normalmente atendem às necessidades da grande maioria dos usuários, como escrever textos, acessar internet, ler e-mails, baixar arquivos e assistir vídeo on-line; mas o vendedor pode convencê-lo a comprar um modelo top de linha muito mais caro, muito além do que você precisa; enquanto um computador básico sai por volta de R$ 700,00 o top de linha está na casa do R$ 2.000,00 !
Outro conselho importante: cuidado com as garantias adicionais que as lojas estão oferecendo, como a garantia extendida; algumas garantias oferecidas não cobrem todos os itens cobertos pela garantia do fabricante. Os eletrodomésticos são desenvolvidos para durar vários anos, e um equipamento que funcione normalmente no primeiro ano não deve dar problemas no ano seguinte. E você precisa manter suas notas fiscais de compra bem guardadas para poder usufruir da garantia extendida que está adquirindo.
Tomando estes cuidados, você economiza e evita dores de cabeça. Boas compras !
           





Nenhum comentário:

Postar um comentário