domingo, 24 de outubro de 2010

Preciso cortar gastos !!! E agora ?


1- Monte uma planilha mensal para avaliar suas despesas; essa planilha vai ser alimentada com as informações de seu caderninho diário de gastos.

2- Faça um diagnóstico de suas despesas; procure identificar os pontos fracos de seu comportamento financeiro (gastos de pequena importância que estão consumindo uma porcentagem considerável de sua renda).

3- Faça um planejamento para o mês seguinte considerando reduções nestes pontos; acompanhe este planejamento semanalmente.

            Algumas economias envolvem mudanças de comportamento:

a) Despesas de água e luz podem ser reduzidas com maior disciplina no uso diário (banhos de curta duração; apagar as luzes sempre que sair de um ambiente da casa; acumular roupa para lavar e passar de uma vez, etc.)

b) Criar novos hábitos mais econômicos: um passeio regular ao shopping com toda família pode ser substituído por um passeio a um parque público, por exemplo.

c) Vigiar o uso do cartão de crédito, fazê-lo apenas em caso de real necessidade.

d) O uso do telefone é outra questão que exige disciplina e acompanhamento; procure ser breve e apenas ligue em casos de real necessidade.

e) Quando for ao supermercado faça uma lista do que precisa, pesquise no armário o que está faltando.

e) Avalie a real necessidade de suas compras. Se você acumula muita coisa em seu armário que nunca usa está na hora de reavaliar sua compulsão de comprar.

            Mudanças de comportamento no ambiente familiar ocorrem gradativamente. A obrigação de economizar pode criar tensões no relacionamento e depressão.
            O mais importante é o diálogo. Reúna a família e converse francamente sobre a situação que estão passando; evite colocar a culpa diretamente num membro da família; é mais produtivo enfocar a responsabilidade de todos para reverter a situação. Estimule as pessoas a darem sugestões sobre as medidas que devem ser tomadas.
            A família deve ver o planejamento de economia como um desafio coletivo, uma meta a ser atingida. A superação de um momento difícil atravéz da união de todos vai aumentar a autoestima e servir como estimulante para enfrentar outros desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário